ZAPQ – Cenários Sustentáveis

O Cenário mais provável é fazer acontecer a Sustentabilidade

2 bilhões para saneamento ambiental é muito. 10 bilhões para estádios é suficiente

Deu no periódico Valor Econômico de ontem e demonstra bem que meio ambiente e gestão ambiental pública e privada não são prioridades do governo.
Meta de extinguir lixões até 2014 é praticamente inatingível no país… Seriam necessários 2 bilhões de reais para implantar aterros sanitários e resolver este problema de saneamento ambiental.
2 bilhões de reais… até 2014… Mas a PRIORIDADE é construir estádios de futebol no meio da areia, como em Natal, ou no Pantanal, ou mesmo o estádio do Corinthians.
Saneamento ambiental é saúde, educação, empregos. Há necessidade de entender que um país limpo é pré-requisito para ser desenvolvido. Há doenças de veiculação hídrica, contaminação de solos, emissões de gases de efeito estufa, dentre outros problemas, que podem ser resolvidos com investimento em saneamento básico, gestão de resíduos sólidos e educação ambiental.
Quando se fala em gestão ambiental avançada, que é o pretendemos desenvolver para o Brasil, falamos de ecologia industrial, produtos desenhados para reciclagem após a sua vida útil, reutilização de resíduos como insumos para novas cadeias. É necessário avançar mais, e o Estado sabe que pode funcionar como indutor de políticas ambientais mais audaciosas e muito além apenas do comando e controle, que é pessimamente executado no país.

Published by

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: