Sobre

Meu nome é Márcio Gama. Trabalho com Economia Verde, um tema palpitante, complexo e dinâmico, cheio de novidades. Neste blog analiso notícias, trabalhos e artigos científicos em sustentabilidade.
Sou biólogo, mestre em planejamento e gestão ambiental, especialista em gerenciamento de projetos e um doutorado não concluído em desenvolvimento sustentável. Meu tema preferido é a Ecologia Industrial, especificamente com Análise de Fluxos de Massa, ou materiais, que acredito ser o meio pelo qual avançaremos em Sustentabilidade na produção e consumo e aumentaremos a eficiência.
Acredito que as soluções para os problemas ambientais virão dos processos produtivos mais eficientes e da mudança de padrões de consumo. Mais eficiência, menos desperdício, mais serviços, menos consumo… Além disso, precisaremos de educação séria em gestão ambiental. Precisamos de uma sociedade atuante e participativa e conquistar espaços para participação democrática.
Acredito também que um dos motivos para que as soluções mais sustentáveis não sejam implementadas é a capacidade dos grandes conglomerados em transformar questões justas e científicas em puro marketing verde, greenwashing, procrastinação e lobbies que impedem as soluções em larga escala de tornarem-se mainstream.
Para resolver tais problemas, precisaremos de mais verdade, menos discurso, mais vontade de resolver problemas e não empurrá-los para o futuro.
É isso.

%d blogueiros gostam disto: