Ecologia industrial – nova tendência em Gestão Ambiental?

A ecologia industrial tem conceitos que remetem à necessidade de abordar as cadeias econômicas sob o ponto de vista científico presente na ciência ecologia. Inclui a necessidade de identificar um problema, analisá-lo, pesquisar alternativas que resolvam este problema e  implementar as soluções que possam reduzir, mitigar ou compensar o impacto destas cadeias sobre o sistema ecológico.

Graedel e Allenby (1995) definiram o campo da ecologia industrial da seguinte maneira:

“Os meios pelo qual a humanidade pode deliberadamente e racionalmente abordar e manter uma capacidade de suporte, dadas a evolução econômica, cultural e tecnológica. O conceito requer que um sistema industrial seja visto não como isolado dos sistemas que o sustentam, mas em concerto com eles, É uma visão em termos de sistema no qual busca-se otimizar o ciclo total desde o material recém-extraído, ao material beneficiado, ao componente, ao produto, ao produto obsoleto e até o descarte final. Os fatores a serem otimizados são a energia, os recursos e o capital.”

Algumas palavras-chave do conceito: deliberadamente procurar soluções RACIONAIS para otimizar o ciclo total de produção, desde a extração do recurso renovável ou não-renovável até o beneficiamento, o consumo, o descarte e, supondo um sistema industrial sustentável, a reciclagem completa do que é descartado.

Há iniciativas ocorrendo em todo o mundo para construir “clusters” industriais onde se pretende atingir máxima produtividade com mínimo desperdício ou geração de resíduos. Envolve aí o design de produtos para a reciclagem, a adaptação de processos produtivos, o reaproveitamento de resíduos para gerar novos produtos.

Algumas destas iniciativas evoluem para os chamados “complexos eco-industriais” e já ocorrem na China, Japão e Austrália, além de algumas iniciativas de co-geração de energia no Brasil. Uma visão de futuro que contradiz certas visões apocalípticas de que o mundo está parado vendo uma catástrofe ambiental se aproximando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: