Saiu ontem o relatório “Keeping Track of our changing environment”, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Muito interessante pois apresenta uma série de números sobre como o mundo evoluiu desde a Eco’92. Voltando ao assunto do aspiracional, muita coisa foi feita, também, para melhorar o mundo em que vivemos.
Disponibilizo o link para os interessados.
Clique para acessar o Keeping_Track.pdf
As três conclusões principais, que combinam com a necessidade de elaborar melhores políticas e melhorar os “feedbacks” informacionais, são as seguintes:
1. Fortalecer os sistemas nacionais de informações para capturar e compilar informações ambientais
2. Publicar e disponibilizar acesso às informações
3. Desenvolver serviços para prover de informações aos “tomadores de decisão” (como se todos não o fôssemos, comentário meu, depois escrevo sobre as tais “lideranças”)…
Há dados muito interessantes. Vale a pena dar umas informações…
-15.742838
-47.896430
Curtir isso:
Curtir Carregando…
Published by
Marcio Gama
O cérebro é nossa maior especialização e nos faz humanos e complexos, capazes de pensar, gerir riscos e planejar o futuro.
Nos adaptamos a todos os ambientes conhecidos e aprendemos a utilizar os recursos para nossa sobrevivência. Nesta caminhada, aprendemos a nos adaptar.
Tentamos resolver os problemas que criamos e esta é a parte da nossa caminhada neste planeta, o único que temos.
Sou Biólogo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e Especialista em Gerenciamento de Projetos e as análises que faço aqui refletem a minha visão sobre o tema, balizada em artigos científicos e informações de fonte fidedigna e relevantes. Espero que curtam os textos.
Pequena bio…
Biólogo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental, especialista em gerenciamento de projetos, trabalhou no Banco do Brasil de 1987 a 2022. Trabalhou com projetos sociais na Fundação Banco do Brasil, com repasses da União Europeia para o Programa de Proteção de Florestas Tropicais do G-7, trabalhou com a Agenda 21 Empresarial e o Sistema de Gestão Ambiental do Banco do Brasil, geriu o Programa Agua Brasil de 2015 a 2019, com finanças sustentáveis e diretrizes de sustentabilidade para o crédito, com critérios socioambientais a serem observados na agricultura e pecuária, com o framework para emissão de títulos de divida verde, sustentáveis e sociais, certificação ISO 14001, trabalhou na área de inteligência empresarial com o monitoramento de tendências, temas emergentes e incertezas em sustentabilidade, representou o Banco do Brasil no Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e Carbon Disclosure Project (CDP).
É Sócio-Diretor da ZAPQ Cenários Sustentáveis e Diretor Financeiro da SIS – Soluções Inclusivas Sustentáveis – ONG que advoga pela inclusão da sustentabilidade na estratégia dos componentes do Sistema Financeiro Nacional. É Membro da Sociedade Internacional para Economia Ecológica desde 2013 e da Sociedade Internacional para a Ecologia Industrial desde 2005.
Deixe um comentário