ZAPQ – Cenários Sustentáveis

O Cenário mais provável é fazer acontecer a Sustentabilidade

Revista Environmental Finance do trimestre – Títulos de crédito verdes

Uma importante função dos profissionais de qualquer empresa e em qualquer ramo é contar com fontes de informação fidedignas das quais pode-se tirar conclusões e balizar estratégias de atuação. Há uns três anos acompanho a publicação inglesa “Environmental Finance”, a qual mostra as interfaces entre o mercado financeiro e a sua função primordial de fomentar o desenvolvimento sustentável por meio das finanças.
Aqueles que conhecem o blog sabem que um capítulo fundamental do relatório da UNEP sobre Economia Verde é o que se refere ao financiamento da transição da economia convencional para a economia verde.
No número deste trimestre há sinalizações bastante consistentes de que a emissão de títulos de crédito voltados para financiamento de empreendimentos que promovam a economia verde, especialmente em projetos de energia renovável e eficiência energética, estarão na ordem do dia nos próximos anos.
Claro, muitas das entrevistas são de gestores de fundos especializados em investimentos em sustentabilidade (sim, existem, e procuram retorno do investimento comparável com os demais fundos), cuja função é justamente fomentar o crescimento deste mercado, porém a visão que se extrai de seus depoimentos é de que as diversas iniciativas de investimentos baseados em princípios estão para tornar-se fonte importante de recursos para a sociedade.
Um exemplo de como o PRI está influenciando decisões de investimento é a exclusão de papeis de 23 empresas de carvão nos setores de geração e energia do portfólio de investimentos de um fundo de pensão norueguês. Uma sinalização ainda fraca, porém consistente, de que as decisões de investimento de fundos de pensão e seguradoras poderão incorporar os riscos ambientais em suas exigências de retorno e de que as empresas que procuram investimento terão que, efetivamente, mostrar resultados.
Pode ser o impulso que direcionará o mercado para adotar critérios de sustentabilidade cada vez mais restritivos.

Published by

2 respostas para “Revista Environmental Finance do trimestre – Títulos de crédito verdes”.

  1. BUENAS TARDES, NOSOTROS SOMOS UNA ONG LLAMADA RENOVADOR IMPULSO TENEMOS UN PROYECTO DE REFORESTACION Y FORESTACION DE CAFÉ Y CACAO Y ESTOY BUSCANDO FINANCIAMIENTO, Y POSIBLEMENTE PUEDA SER A TRAVÉS DE USTEDES PUEDA TENER CONTACTO CON LA FUENTE COOPERANTE..
    GRACIAS ESPERO TENER RESPUESTA

    Curtir

    1. Cara Luz,

      Creo que podrías hablar con el IFC, International Finance Corporation, un brazo del Banco Mundial, pero no sé si ellos tienen este tipo de programa. En Brasil tenemos los sistemas agroflorestales y la Agricultura de Bajo Carbono financiados por el Banco Nacional de Desenvolvimiento Social y Economico, pero sólo se puede invertir en Brasil.

      Creo que hay organismos internacionales, como el PNUD u el PNUMA, que tienen recursos para proyectos demonstrativos. Los alemanes del KfW tenían proyectos en Latinoamerica y creo que tienen recursos para proyectos.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: