Adendo ao post anterior: Análise de relação de tendências com riscos e de riscos cruzados

Dois gráficos chamam a atenção no trabalho sobre riscos: A influência das tendências sobre os riscos e a influência dos riscos uns sobre os outros.

Em teoria de sistemas é fundamental que se entendam as influências positivas ou negativas sobre as variáveis (neste caso os riscos) para que se possam identificar possibilidades de intervenção para redução de riscos e para determinar quais as variáveis são mais relevantes, com maior probabilidade ou impacto.

A proposta dos dois gráficos é demonstrar como isso pode ser feito.

Gráfico 1: Tendências e sua interrelação com as variáveis de risco

Tendências e impactos

Fonte: Global Risks 2015

O outro gráfico relevante demonstra que os riscos identificados como mais relevantes sobre o ponto de vista de impacto e probabilidade tem alto potencial de sinergias com os demais riscos. O comprometimento das bases materiais de sustento das atividades humanas é uma possibilidade real. Não será possível resolver problemas com profissionais de relações públicas.

Gráfico 2: Influências cruzadas de um risco sobre outro

Impactos cruzados

Fonte: Global Risks 2015

Fica a pergunta, vista a complexidade das interações: Como será que os governos e empresas enfrentarão estes desafios. A transparência é uma necessidade cada vez mais premente e a pressão sobre governos e empresas tem que ser ainda maior.

Sobre Marcio Gama

O cérebro é nossa maior especialização e nos faz humanos e complexos, capazes de pensar, gerir riscos e planejar o futuro. Nos adaptamos a todos os ambientes conhecidos e aprendemos a utilizar os recursos para nossa sobrevivência. Nesta caminhada, aprendemos a nos adaptar. Tentamos resolver os problemas que criamos e esta é a parte da nossa caminhada neste planeta, o único que temos. Sou Biólogo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e Especialista em Gerenciamento de Projetos e as análises que faço aqui refletem a minha visão sobre o tema, balizada em artigos científicos e informações de fonte fidedigna e relevantes. Espero que curtam os textos.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.