Dois gráficos chamam a atenção no trabalho sobre riscos: A influência das tendências sobre os riscos e a influência dos riscos uns sobre os outros.
Em teoria de sistemas é fundamental que se entendam as influências positivas ou negativas sobre as variáveis (neste caso os riscos) para que se possam identificar possibilidades de intervenção para redução de riscos e para determinar quais as variáveis são mais relevantes, com maior probabilidade ou impacto.
A proposta dos dois gráficos é demonstrar como isso pode ser feito.
Gráfico 1: Tendências e sua interrelação com as variáveis de risco
Fonte: Global Risks 2015
O outro gráfico relevante demonstra que os riscos identificados como mais relevantes sobre o ponto de vista de impacto e probabilidade tem alto potencial de sinergias com os demais riscos. O comprometimento das bases materiais de sustento das atividades humanas é uma possibilidade real. Não será possível resolver problemas com profissionais de relações públicas.
Gráfico 2: Influências cruzadas de um risco sobre outro
Fonte: Global Risks 2015
Fica a pergunta, vista a complexidade das interações: Como será que os governos e empresas enfrentarão estes desafios. A transparência é uma necessidade cada vez mais premente e a pressão sobre governos e empresas tem que ser ainda maior.