O que é sustentabilidade pra você?

Qual o conceito de sustentabilidade? Vejam bem, CONCEITO!!!

Sustentabilidade refere-se à capacidade de produzir e consumir recursos sem que se comprometa a capacidade de regeneração dos sistemas que suportam a vida. Envolve também a educação para a sustentabilidade, a saúde para os indivíduos, a distribuição de renda, ou seja, o mesmo conceito assumido para o desenvolvimento, sem a necessidade de qualificar. Há países que conseguiram evoluir de uma condição de subdesenvolvimento para desenvolvimento e a partir daí agregaram o adjetivo sustentável. É a evolução e o caminho natural.

Precisamos investir em infraestrutura, em saneamento básico, em água potável para 100% da população, em escolas de qualidade, em postos de saúde e hospitais, em estradas, ferrovias, hidrovias, em previdência social… Seria isso também desenvolvimento sustentável? Creio que sim. Apesar do conceito agregar a preocupação com as futuras gerações, quem, tendo filhos, nunca se preocupou com o mundo que deixará para eles? Era necessário dizer para preocupar-se com futuras gerações?

Acho que por trás do conceito está a velha necessidade de seguir avançando sempre. Qualificam o desenvolvimento como sustentável? Tudo bem… Mas a brincadeira é a mesma que temos brincado há 40 séculos, no mínimo, sempre tentando melhorar o que os que vieram antes de nós fizeram e, o melhor de tudo, ao menos para quem gosta de desafios, com mais complicadores se agregando no caminho.

Não se constrói um país do zero, mas sempre apoiando-se nos ombros de quem veio antes…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: