Compensação ou neutralização de emissões? O que você usaria?

Tem sido regra para as empresas usar o termo “neutralização de emissões”. Na minha opinião trata-se de um erro, ou até uma das variáveis do “greenwashing”. Suponho que uma neutralização se daria caso o carbono emitido pelo uso de combustíveis fósseis fosse enviado novamente para o poço de onde foi extraído o combustível. Daí a soma (ou subtração) seria zero. O que neutraliza emissões, portanto, seria a tecnologia de Captura e Estocagem de Carbono, que capta o CO2 e manda de volta para o subsolo.

Caso a redução líquida (emissões – captura) se dê por meio de plantio de árvores, não há neutralização, mas compensação, pois o carbono retirado do “poço” apenas mudou sua trajetória e incorporou-se em biomassa vegetal.

Ainda que seja bastante importante o plantio de árvores, não há como fazer apenas esta compensação com base nesta atividade, pois teríamos que ter disponíveis para plantio muito mais terra do que dispomos atualmente. A tecnologia é fundamental para promover a compensação ou neutralização do carbono presente na atmosfera.

%d blogueiros gostam disto: