ZAPQ – Cenários Sustentáveis

O Cenário mais provável é fazer acontecer a Sustentabilidade

Ecossistemas industriais – Evolução de sistemas produtivos

A tipologia dos ecossistemas industriais foi sugerida por Allenby, que identificou nos sistemas produtivos um processo co-evolutivo que leva ao conceito de resíduo zero e aproveitamento total.

Recuperemos primeiramente o conceito de ecossistema: Um ecossistema apresenta componentes bióticos e abióticos. Os bióticos são os seres vivos que o compõem e os abióticos são os recursos locais necessários para sustentar os sistema biótico. Existem relações de dependência entre os diversos componentes e estas relações são baseadas nos fluxos de informação, de matéria e energia.

Um sistema industrial apresenta também diversos componentes que se interrelacionam e provocam trocar de energia, matéria e informação.  Dependendo do nível de evolução, Allenby (1999) construiu os seguintes esquemas:

20150821 Industrial Ecosystem

O primeiro tipo é o tipo de indústria ainda predominante: O processo produtivo é linear e o descarte de resíduos ocorre no ambiente. A ideia subjacente ao processo é a de que os recursos são ilimitados, assim como a capacidade de assimilação de resíduos do ambiente.

O segundo é uma evolução do primeiro, mas ainda representa descarte de matéria no ambiente, com um processo ainda ineficiente de uso de materiais e energia. Já funciona sob o conceito de restrição de acesso a recursos e limitada capacidade de suporte do ambiente.

O terceiro tipo permite o fluxo de energia e materiais entre os componentes do ecossistema, com a incorporação de tecnologia e informação, tendo por resultado um sistema de resíduo zero. Um sistema aberto quanto ao uso de energia e fechado quando ao fluxo de materiais.

Para saber mais sobre o tema, sugiro o livro “Industrial Ecology: Policy and Implementation”, de Brad Allenby. Para início de conversa sobre Ecologia Industrial, é o livro texto básico para todos os interessados em Ecologia Industrial.

Published by

Uma resposta para “Ecossistemas industriais – Evolução de sistemas produtivos”.

  1. […] de simbiose industrial/complexos ecoindustriais, visando acelerar o desenvolvimento de parques ecoindustriais tipo III, segundo a tipologia de […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: