Economia verde é possível? Conhecia GREENOPIA

Quando em San Francisco, me hospedei no hotel “Orchard Garden”, ao lado do portão de entrada para Chinatown. Escolha da Analu, que parece estar se convertendo ao “verdismo”…

Fomos para a cidade justamente para a 6º Conference of the International Society for Industrial Ecology, que realizou-se em Berkeley. Tive um artigo meu aceito e fui apresentar lá.

Um fato interessante e que vale a pena ser relatado aqui é que a cidade tem um guia chamado “Greenopia – The urban dweller’s guide to green living”, que mostra todas as empresas que tem práticas de sustentabilidade em seus processos produtivos.

O guia tem a classificação de uma a quatro folhinhas verdes (claro!) das empresas, que não pagam para serem incluídas no guia. São empresas que vão de restaurantes a pet-shops, salões de beleza, armazéns, e tudo que se imaginar, porém com os princípios do desenvolvimento limpo como valores essenciais das empresas.

O guia tem as seguintes seções: restaurantes, mercados, salões de beleza, roupas, sapatos, artigos para bebês, floristas, artigos para escritórios, pet-shops, agências de viagem, hotéis, farmácias, bancos, telecomunicações, funerárias, móveis, materiais de construção, recicladores, etc, etc, etc…

Tenho a impressão, após ler este material e ter algumas aulas sobre estratégia de empresas, que os valores pelos quais algumas empresas de San Francisco se guiam tem potencial para iniciar uma centelha que fará a economia verde explodir. Muitíssimo interessante.

Sobre Marcio Gama

O cérebro é nossa maior especialização e nos faz humanos e complexos, capazes de pensar, gerir riscos e planejar o futuro. Nos adaptamos a todos os ambientes conhecidos e aprendemos a utilizar os recursos para nossa sobrevivência. Nesta caminhada, aprendemos a nos adaptar. Tentamos resolver os problemas que criamos e esta é a parte da nossa caminhada neste planeta, o único que temos. Sou Biólogo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e Especialista em Gerenciamento de Projetos e as análises que faço aqui refletem a minha visão sobre o tema, balizada em artigos científicos e informações de fonte fidedigna e relevantes. Espero que curtam os textos.
Esse post foi publicado em Economia Ecológica, gestão ambiental privada, publicação - dica. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.