Parte 3 – Apoiando a transição para uma Economia Verde Global

Na terceira parte do relatório são apresentadas iniciativas que podem acelerar a transição da economia global para uma economia verde global.
Como já citei em post anterior sobre os feedbacks informacionais em sistemas ecológicos como responsáveis pela adaptação e especialização dos componentes do ecossistema, a percepção de crise ambiental deve incorporar-se nos mecanismos de adaptação do mercado.
A precificação do carbono, da água, a incorporação de tais valores ao valor econômico do produto, tudo isso contribui para a mudança do mercado para produção e consumo sustentáveis, se os consumidores assumirem a sustentabilidade como valor ético em suas compras.
Tendo em vista a ofensiva dos instrumentos de marketing sobre o assunto sustentabilidade, o que temos visto é que cada vez mais há confusão na cabeça dos consumidores, sem que sejam objetivamente colocadas as informações sobre o assunto.
Os pontos principais são os seguintes:
1. A economia verde cresce mais rápido do que a “marrom”, com o benefício de restaurar e manter o capital natural.
2. O custo de manter a economia no curso “business-as-usual” é muito alto ao comparar-se aos benefícios gerados por ela.
3. A economia verde visa promover o crescimento também para as camadas mais pobres da população e alcançar a eficiência no uso de recursos e de energia.
4. A economia verde tem o potencial de criar empregos no médio e longo prazos.
5. Criar uma economia verde envolve a redução das emissões de gases de efeito estufa.
6. A economia verde sustenta e melhora os serviços ecossistêmicos, uma vez que promove critérios claros de sustentabilidade para cadeias produtivas.

Para modelar esta nova economia, é necessário avançar nos pressupostos que sustentam a economia atual. Ultrapassar a fase de exploração de recursos, consumo de combustíveis fósseis e a criação de empregos em cadeias produtivas menos eficientes para um cenário de eficiência no uso de recursos, com consumo de energias renováveis e criação de empregos verde, incluindo a restauração de ecossistemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: