Mineração urbana

A mineração urbana é um conceito que assenta-se na necessidade de buscar nos resíduos produzidos pela sociedade os insumos que possam entrar novamente em processos produtivos, especialmente encontrados em aparelhos eletrônicos descartados como obsoletos.
Em uma época onde a obsolescência programada reduz a vida útil e a capacidade de processamento dos aparelhos cada vez mais rápido, ao contrário da necessária mudança de paradigma de consumo e produção, há urgência em buscar-se soluções adequadas para o gerenciamento destes resíduos.
O vídeo do post (em inglês) foi produzido pela Agência Ambiental Europeia (EEA), e mostra como tem sido tratado o caso na Índia. Cita de leve, obviamente (lembro do alerta do meu grande amigo Leandro Siqueira, que os resíduos eletrônicos dos países desenvolvidos estão sendo exportados para países em desenvolvimento, cujas condições sociais geram um grande contingente de pessoas que precisam da reciclagem deste lixo para gerar renda), o fenômeno do “environmental displacement”, onde se melhoram as condições ambientais de um país desenvolvido pelo deslocamento de suas indústrias mais poluentes para países em desenvolvimento.
Atentar para a política de Responsabilidade Estendida ao Produtor adotada na Índia, a qual atribui mais responsabilidades às empresas produtoras em recolher e reciclar tais objetos, tendo em vista o potencial de contaminação que estes resíduos contém.

A ´Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil tem já vários destes mecanismos em seu corpo e o Plano Nacional de Produção e Consumo Sustentáveis também. Temos agora que implementá-los.

Sobre Marcio Gama

O cérebro é nossa maior especialização e nos faz humanos e complexos, capazes de pensar, gerir riscos e planejar o futuro. Nos adaptamos a todos os ambientes conhecidos e aprendemos a utilizar os recursos para nossa sobrevivência. Nesta caminhada, aprendemos a nos adaptar. Tentamos resolver os problemas que criamos e esta é a parte da nossa caminhada neste planeta, o único que temos. Sou Biólogo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e Especialista em Gerenciamento de Projetos e as análises que faço aqui refletem a minha visão sobre o tema, balizada em artigos científicos e informações de fonte fidedigna e relevantes. Espero que curtam os textos.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.