Banco de Investimento Verde no Reino Unido

Um ponto crucial para o financiamento da sustentabilidade tornar-se mainstream é que seja financiada competitivamente em comparação com as demais cadeias produtivas tradicionais.

O Reino Unido lançou em 29 de novembro de 2012 a iniciativa de um “Banco de Investimento Verde”, com aporte inicial de 4,8 bilhões de dólares até 2015, cujo objetivo é o financiamento de iniciativas em três principais tipos de operações: 

1. Produção de energia eólica offshore

2. Gestão de resíduos e bioenergia

3. Eficiência energética em domicílios e industrias

A proposta deste banco é que comece a atrair capital privado para realizar os investimentos em sustentabilidade tão necessários e ao acompanhar a mudança de padrões produtivos.

Dentro da linha condutora deste blog, já apontamos que o relatório “Towards a Green Economy” do PNUD indica a necessidade crucial de mecanismos de financiamento da economia verde.

No Brasil, temos diversas linhas de crédito que, consolidadas, poderiam funcionar como  fomento da economia verde. O PROINFA, do BNDES, financia energia limpa e conversão para maior eficiência produtiva em empresas.

O novo ambiente de negócios aos quais os bancos privados e públicos estão sujeitos, com maior competitividade, menores taxas de juros e menores taxas de retorno, representam uma pressão para inovação e diferenciação, bem aos moldes do esquema pressão -> mudança de estado -> resposta.

A proposta aqui é que algum destes bancos brasileiros olhe para a iniciativa do Banco de Investimento Verde adote a postura da sustentabilidade sem o tradicional greenwashing e financie a implantação da economia verde no Brasil.

Querem um exemplo? Que tal adotar cidades médias e transformá-las, por meio de parcerias estratégicas com o poder público e empresas como a Siemens ou Samsung em cidades inteligentes, com melhor gestão do consumo de energia, mobilidade urbana eficiente, qualidade de vida e apresentar tais cidades como vitrines da atuação de parcerias estratégicas?

Está faltando isso no Brasil. Vamos?

Um comentário em “Banco de Investimento Verde no Reino Unido

  1. Pingback: Green Bonds emitidos por banco holandês | Gestão da Sustentabilidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: