ZAPQ – Cenários Sustentáveis

O Cenário mais provável é fazer acontecer a Sustentabilidade

EF – Outono de 2013 – Smart Grid e Infraestrutura em energia

O mercado para aplicações relacionadas ao aumento de eficiência na produção e consumo de energia está estimado em USD 80,8 bilhões em 2018. Estes investimentos serão feitos prioritariamente em equipamentos que aumentam a eficiência do uso e na atualização dos atuais sistemas de produção, transporte e distribuição.

Empresas novas e outras já tradicionais, como a Toshiba e Cisco Systems, estão posicionadas para ganhar mercado, em virtude das demandas por smart grid em cidades de todo o mundo. A demanda por termostados inteligentes e consoles de energia residencial serão cruciais para aumentar a eficiência do uso de energia e reduzir os custos do consumo de eletricidade, evitando blackouts durante períodos de suprimento de energia mais baixos.

Em outro post sugeri que algum grande banco preocupado com sustentabilidade poderia adotar alguma cidade média do interior de São Paulo e realizar um “super-piloto” de smart grid em funcionamento. Isso sim fugiria das soluções simples de responder relatórios dizendo o que faz e configuraria como inovação e visão de futuro em sustentabilidade. Seria também um piloto para o green banking, onde uma instituição financeira se especializaria em promover a conversão para a economia verde.

Destaque-se, também, que mais uma vez vemos o papel do investimento em inovação e novas tecnologias. Energia sempre será um bom negócio, especialmente nos mercados onde a concorrência é mais intensa e onde a necessidade de inovação é constante. Em tempos de problemas ambientais crescentes e da necessidade de ganhos de eficiência, não seria atrasado depender apenas de petróleo afundado a 5000 metros de profundidade?

Published by

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: