Princípio dos títulos de crédito verdes – Green Bond Principles – Environmental Finance

O lançamento de títulos de crédito “verdes” para financiamento de empreendimentos e projetos relacionados à sustentabilidade tem acontecido nos últimos anos, mostrando um incremento de US$ 11,4 bilhões em 2013 para uma previsão de US$ 25 bilhões. É uma importante fonte de recursos para captação de recursos para investimentos em sustentabilidade, seguindo ainda a esteira do relatório da UNEP sobre Green Economy (analisado no blog) sobre as ações necessárias para mover o sistema financeiro em direção à sustentabilidade.

A promoção de princípios de títulos de crédito verdes, que estão sendo lançados por treze bancos de investimentos globais, visa estabelecer critérios para emissores e compradores, visando disciplinar o mercado e evitar o famoso greenwashing (a auto-atribuição da imagem de sustentabilidade à empresa sem verificação independente e calcada somente em iniciativas de marketing).

Os princípios são voluntários e permitem a transparência e abertura de informações para permitir decisões qualificadas por investidores e agregar confiança ao mercado. Dentre os emissores de títulos destacam-se a EDF, com cerca de 1,4 bilhão de euros emitidos em títulos “verdes”, com padrões exigentes e auditados por terceira parte.

A existência de títulos de crédito “verdes” representa uma evolução do mercado que permitirá aos investidores, privados ou institucionais, investirem em projetos comprovadamente indutores de sustentabilidade e é um movimento ao qual os brasileiros devem estar atentos, visto que a existência de valor agregado relacionado à sustentabilidade pode alterar a atratividade de títulos de empresas brasileiras e exigir um maior prêmio para investidores. Isso passa a ser estratégico. Projetos sustentáveis são mais atrativos? Vamos acompanhar…

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: