Mudanças climáticas e olhos fechados… Em frente ao precipício e pronto para dar um passo à frente….

Li uma declaração estes dias de alguém da SNA sobre as mudanças climáticas, defendendo que são naturais, que o homem não deve se preocupar, etc, etc, etc… Ok, respeito a opinião, mas quando o mundo todo se move para evitar catástrofes piores, advindas dos efeitos das mudanças climáticas, gerenciam riscos com base em trabalhos científicos de centenas de cientistas, há alguns que preferem usar a tática do avestruz.

Este link remete ao site http://www.globalchange.gov/, estudo realizado por diversos cientistas dos EUA sobre as mudanças climáticas e seus efeitos sobre a economia do país. A qualquer um que duvida das mudanças climáticas, como o indivíduo da SNA, sugiro que coloque os artigos que leu com as evidências científicas que coletou e publicou para construir sua embasada opinião.

Não dá para ficar negando evidências e usando os meios de comunicação para divulgar uma falsa mensagem que seguramente atrasará a identificação de riscos e a elaboração de planos de contingência para mitigação de problemas. Isso é irresponsabilidade. Sabemos que a educação científica no Brasil é bastante, muito deficiente, mas isso não dá o direito aos “analfabetos científicos” de usarem de sua influência política para atrasar as soluções que o país precisa na área ambiental (ou em qualquer outra área, visto nossos indicadores educacionais).

Chega de primarismo, de precariedade. Tudo isso tem consequências. 

Sobre Marcio Gama

O cérebro é nossa maior especialização e nos faz humanos e complexos, capazes de pensar, gerir riscos e planejar o futuro. Nos adaptamos a todos os ambientes conhecidos e aprendemos a utilizar os recursos para nossa sobrevivência. Nesta caminhada, aprendemos a nos adaptar. Tentamos resolver os problemas que criamos e esta é a parte da nossa caminhada neste planeta, o único que temos. Sou Biólogo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e Especialista em Gerenciamento de Projetos e as análises que faço aqui refletem a minha visão sobre o tema, balizada em artigos científicos e informações de fonte fidedigna e relevantes. Espero que curtam os textos.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.