ZAPQ – Cenários Sustentáveis

O Cenário mais provável é fazer acontecer a Sustentabilidade

“Stranded Assets” e a volta das termelétricas a carvão ao Brasil. Bem vindo século XIX

Enquanto se discute em diversos círculos financeiros a viabilidade do investimento em extração de petróleo e carvão com alto custo de extração, o Brasil ressuscitou o carvão mineral para geração de energia termelétrica.

A questão dos Stranded Assets foi levantada pelo Carbon Tracker Initiative e este tese sugere que os projetos de investimento em extração e geração de energias fósseis, especialmente aqueles com alto custo de extração, terão sua viabilidade e seu retorno do investimento contestados por investidores institucionais caso as negociações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa agreguem novas exigências ao setor.

Com isso, outras alternativas de geração de energia renováveis ganhariam força e atrairiam mais recursos. Há diversas evidências que mostram que grandes fontes de funding seguirão este caminho, como o Banco Mundial e o Banco de Desenvolvimento Europeu.

Qual seria a visão de longo prazo sobre o tema que o Brasil defende? Será que a melhor maneira de gerar energia no país é aumentar a participação das energias não-renováveis?

Published by

Uma resposta para ““Stranded Assets” e a volta das termelétricas a carvão ao Brasil. Bem vindo século XIX”.

  1. […] sua principal atuação em geração de energia não renovável, causando o que tem sido chamado de stranded assets , que representam um risco para a indústria de não renováveis como um […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: