“Stranded Assets” e a volta das termelétricas a carvão ao Brasil. Bem vindo século XIX

Enquanto se discute em diversos círculos financeiros a viabilidade do investimento em extração de petróleo e carvão com alto custo de extração, o Brasil ressuscitou o carvão mineral para geração de energia termelétrica.

A questão dos Stranded Assets foi levantada pelo Carbon Tracker Initiative e este tese sugere que os projetos de investimento em extração e geração de energias fósseis, especialmente aqueles com alto custo de extração, terão sua viabilidade e seu retorno do investimento contestados por investidores institucionais caso as negociações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa agreguem novas exigências ao setor.

Com isso, outras alternativas de geração de energia renováveis ganhariam força e atrairiam mais recursos. Há diversas evidências que mostram que grandes fontes de funding seguirão este caminho, como o Banco Mundial e o Banco de Desenvolvimento Europeu.

Qual seria a visão de longo prazo sobre o tema que o Brasil defende? Será que a melhor maneira de gerar energia no país é aumentar a participação das energias não-renováveis?

Sobre Marcio Gama

O cérebro é nossa maior especialização e nos faz humanos e complexos, capazes de pensar, gerir riscos e planejar o futuro. Nos adaptamos a todos os ambientes conhecidos e aprendemos a utilizar os recursos para nossa sobrevivência. Nesta caminhada, aprendemos a nos adaptar. Tentamos resolver os problemas que criamos e esta é a parte da nossa caminhada neste planeta, o único que temos. Sou Biólogo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e Especialista em Gerenciamento de Projetos e as análises que faço aqui refletem a minha visão sobre o tema, balizada em artigos científicos e informações de fonte fidedigna e relevantes. Espero que curtam os textos.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para “Stranded Assets” e a volta das termelétricas a carvão ao Brasil. Bem vindo século XIX

  1. Pingback: Descarbonização da Economia Global – Sustentabilidade em ação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.