Relatório “Environmental Indicator Report 2014 – Environmental Impacts of Production-Consumption Systems in Europe”

O relatório lançado pela Agência Ambiental Europeia em outubro de 2014, intitulado “Environmental Impacts of Production-Consumption Systems in Europe” apresenta os impactos sistêmicos dos padrões europeus de consumo e produção, com os impactos sobre ecossistemas de outras partes do mundo.

É interessante porque incorpora a visão das cadeias globais sob o ponto de vista dos impactos ambientais, sociais e econômicos, positivos e negativos, na cadeia global de suprimentos. Demonstra de forma interessante a incorporação do Life Cycle Thinking nas análises dos impactos globais causados pela indústria de roupas, alimentação e eletrônicos e sugere políticas para redução em médio/longo prazo nas três cadeias produtivas.

Os principais pontos evidenciados no relatório referem-se ao reconhecimento explícito de que os padrões de vida dos europeus tem impactos ambientais em diferentes locais do mundo. Alimentos das Américas do Norte, do Sul e África e eletro-eletrônicos e roupas da Ásia demonstram a interconectividade das cadeias produtivas e o chamado displacement dos impactos ambientais.

Dentre as alternativas para gestão e redução de impactos coloca-se em evidência a gestão de cadeias produtivas fora do espaço da União Europeia, possivelmente com maior controle sobre a certificação de processos produtivos e produtos importados, incremento de políticas de reciclagem e reaproveitamento, com a implementação mais ampla da responsabilidade estendida aos produtores, maiores exigências de eficiência para produtos eletrônicos, redução da produção de resíduos de alimentos e a mudança dos padrões de consumo da população por meio de ações de comunicação.

Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.