Fundo Soberano da Noruega retira investimentos de empreendimentos com altas emissões de carbono

O Fundo Soberano da Noruega foi instituído para aproveitar os recursos obtidos com a exploração do petróleo pelo país, visando financiar o desenvolvimento em longo prazo. É o maior fundo soberano do mundo e tem aproximadamente USD 850 bilhões.
Os diretores do fundo resolveram retirar investimentos de mais de 100 companhias envolvidas em mineração de carvão, xisto, produção de cimento e mineração em topos de montanha.
A decisão de retirar estes investimentos destes projetos justificou-se pelos riscos relacionados às emissões de gases de efeito estufa, desflorestamento e gestão de recursos hídricos inadequada, que na opinião do Fundo não compensavam os benefícios gerados.
Apesar disso, cerca de USD 40 bilhões ainda estão investidos em fontes de energia fósseis, porém aponta-se uma tendência do fundo de analisar caso-a-caso destes investimentos e decidir-se pela continuação ou não.

Esta iniciativa de grande porte aponta que as tendências e necessidades apontadas nos relatórios do Banco Mundial, do Fórum Econômico Mundial e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente visando fomentar a economia verde, especificamente no papel crucial das instituições financeiras em direcionar tais investimentos, passa a ser realidade e apresentar evidências importantes de que pode gerar movimento.
Ao retirar investimentos de empreendimentos geradores de gases de efeito estufa, que fomentam o desflorestamento ou que não gerem de maneira adequada os recursos hídricos, o Fundo demonstra fortemente que determinados riscos deixaram de ser aceitáveis ou os custos passaram a ser incorporados na análise de viabilidade dos empreendimentos.
Apesar da origem dos recursos ter sido da própria exploração do Petróleo, este fluxo de recursos retirados da geração de combustíveis fósseis representa uma concretização da incorporação de variáveis de sustentabilidade no processo de tomada de decisão.
Uma iniciativa a acompanhar, torcer para dar certo e ser seguida por outros fundos de investimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: