Fundo soberano da Noruega – Desinvestimento em carvão

O Fundo Soberano da Noruega – aquele criado para utilizar os recursos da exploração de petróleo para o desenvolvimento do país – tem sob seu controle cerca de 1% do capital das companhias listadas em bolsa em todo o mundo.
Com vistas a alterar sua política de investimentos e adequá-la às novas condições de mercado relacionadas às mudanças climáticas, o parlamento norueguês considera retirar do portfólio do fundo as empresas que obtém mais de 30% de seus resultados da exploração de carvão ou cujas usinas termelétricas usem mais de 30% da fonte de energia do carvão.
Calcula-se que estes critérios de exclusão exigiriam a retirada de recursos de 50 a 75 empresas de carvão europeias e norte-americanas, num valor estimado de US$ 5,4 bilhões.

Movimentos
Este movimento não é único e pode representar uma tendência de retirar do portfólio de fundos de pensão as empresas mais impactantes sob o ponto de vista das emissões de carbono e as mudanças climáticas.
O capital a ser reinvestido pode ser utilizado para alimentar fundos de investimentos para energias renováveis.

Sobre Marcio Gama

O cérebro é nossa maior especialização e nos faz humanos e complexos, capazes de pensar, gerir riscos e planejar o futuro. Nos adaptamos a todos os ambientes conhecidos e aprendemos a utilizar os recursos para nossa sobrevivência. Nesta caminhada, aprendemos a nos adaptar. Tentamos resolver os problemas que criamos e esta é a parte da nossa caminhada neste planeta, o único que temos. Sou Biólogo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e Especialista em Gerenciamento de Projetos e as análises que faço aqui refletem a minha visão sobre o tema, balizada em artigos científicos e informações de fonte fidedigna e relevantes. Espero que curtam os textos.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.