A Economia Circular é um dos temas mais interessantes e inovadores que está sendo desenvolvido rapidamente. A ideia de tornar os processos produtivos mais circulares, com pouca ou nenhuma perda de material está movendo diversas inovações em várias áreas do pensamento.
O Fórum Econômico Mundial publicou esta semana uma série de vídeos (disponível aqui) que mostra como a ideia e as ações relativas à Economia Circular estão diretamente ligadas à qualidade ambiental, à gestão ambiental privada, à gestão ambiental pública e aos resultados econômicos e ambientais.
Adicionalmente, o Fórum tem todo um projeto dedicado ao tema (aqui). Lembre-se que o Fórum Econômico Mundial reúne anualmente os maiores líderes globais e que a presença de uma sessão específica para discussão do tema sinaliza fortemente que tipo de ações serão priorizadas no futuro.
Creio que num momento em que se discute como retomar o crescimento do Brasil e como se livrar das âncoras políticas que nos mantém discutindo temas da época da primeira revolução industrial, no século XIX, a utilização do conceito de Economia Circular como tema subjacente de qualquer discussão tem alto potencial de disrupção na sociedade brasileira.
Este tema deveria estar no centro da nossa atuação, fomentado em nossas escolas desde o ensino fundamental. Quem não estiver preparado para o século XXI e suas grandes novidades vai condenar seu futuro. Chega de discutir o século XIX. Evoluamos.
Curtir isso:
Curtir Carregando…
Published by
Marcio Gama
O cérebro é nossa maior especialização e nos faz humanos e complexos, capazes de pensar, gerir riscos e planejar o futuro.
Nos adaptamos a todos os ambientes conhecidos e aprendemos a utilizar os recursos para nossa sobrevivência. Nesta caminhada, aprendemos a nos adaptar.
Tentamos resolver os problemas que criamos e esta é a parte da nossa caminhada neste planeta, o único que temos.
Sou Biólogo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e Especialista em Gerenciamento de Projetos e as análises que faço aqui refletem a minha visão sobre o tema, balizada em artigos científicos e informações de fonte fidedigna e relevantes. Espero que curtam os textos.
Pequena bio…
Biólogo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental, especialista em gerenciamento de projetos, trabalhou no Banco do Brasil de 1987 a 2022. Trabalhou com projetos sociais na Fundação Banco do Brasil, com repasses da União Europeia para o Programa de Proteção de Florestas Tropicais do G-7, trabalhou com a Agenda 21 Empresarial e o Sistema de Gestão Ambiental do Banco do Brasil, geriu o Programa Agua Brasil de 2015 a 2019, com finanças sustentáveis e diretrizes de sustentabilidade para o crédito, com critérios socioambientais a serem observados na agricultura e pecuária, com o framework para emissão de títulos de divida verde, sustentáveis e sociais, certificação ISO 14001, trabalhou na área de inteligência empresarial com o monitoramento de tendências, temas emergentes e incertezas em sustentabilidade, representou o Banco do Brasil no Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e Carbon Disclosure Project (CDP).
É Sócio-Diretor da ZAPQ Cenários Sustentáveis e Diretor Financeiro da SIS – Soluções Inclusivas Sustentáveis – ONG que advoga pela inclusão da sustentabilidade na estratégia dos componentes do Sistema Financeiro Nacional. É Membro da Sociedade Internacional para Economia Ecológica desde 2013 e da Sociedade Internacional para a Ecologia Industrial desde 2005.
Deixe um comentário