Economia Circular

A Economia Circular é um dos temas mais interessantes e inovadores que está sendo desenvolvido rapidamente. A ideia de tornar os processos produtivos mais circulares, com pouca ou nenhuma perda de material está movendo diversas inovações em várias áreas do pensamento.

O Fórum Econômico Mundial publicou esta semana uma série de vídeos (disponível aqui) que mostra como a ideia e as ações relativas à Economia Circular estão diretamente ligadas à qualidade ambiental, à gestão ambiental privada, à gestão ambiental pública e aos resultados econômicos e ambientais.

Adicionalmente, o Fórum tem todo um projeto dedicado ao tema (aqui). Lembre-se que o Fórum Econômico Mundial reúne anualmente os maiores líderes globais e que a presença de uma sessão específica para discussão do tema sinaliza fortemente que tipo de ações serão priorizadas no futuro.

Creio que num momento em que se discute como retomar o crescimento do Brasil e como se livrar das âncoras políticas que nos mantém discutindo temas da época da primeira revolução industrial, no século XIX, a utilização do conceito de Economia Circular como tema subjacente de qualquer discussão tem alto potencial de disrupção na sociedade brasileira.

Este tema deveria estar no centro da nossa atuação, fomentado em nossas escolas desde o ensino fundamental. Quem não estiver preparado para o século XXI e suas grandes novidades vai condenar seu futuro. Chega de discutir o século XIX. Evoluamos.

Sobre Marcio Gama

O cérebro é nossa maior especialização e nos faz humanos e complexos, capazes de pensar, gerir riscos e planejar o futuro. Nos adaptamos a todos os ambientes conhecidos e aprendemos a utilizar os recursos para nossa sobrevivência. Nesta caminhada, aprendemos a nos adaptar. Tentamos resolver os problemas que criamos e esta é a parte da nossa caminhada neste planeta, o único que temos. Sou Biólogo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e Especialista em Gerenciamento de Projetos e as análises que faço aqui refletem a minha visão sobre o tema, balizada em artigos científicos e informações de fonte fidedigna e relevantes. Espero que curtam os textos.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.