Empresa gestora de serviços sinérgicos

Artigo publicado na edição de agosto do Journal of Industrial Ecology analisa um novo modelo de negócios para estimular a formação de simbiose industrial/complexos ecoindustriais.

O conceito trabalhado no artigo é o de desenvolver uma empresa específica para gerir os serviços de sinergia industrial, agindo como um catalisador dos movimentos de simbiose industrial/complexos ecoindustriais, visando acelerar o desenvolvimento de parques ecoindustriais tipo III, segundo a tipologia de Allenby.

Esta estrutura seria necessária em virtude da barreira da viabilidade econômico-financeira que a formação dos complexos ecoindustriais precisa atravessar para tornarem-se viáveis. Os autores Ioannis Siskos e Luk N. Van Wassenhove demonstram que as maiores barreiras para o desenvolvimento de Parques Ecoindustriais são a determinação de seus benefícios financeiros e econômicos.

O modelo proposto para ultrapassar a barreira da viabilidade é denominado SMSCO – Synergy Management Services Company, onde o risco financeiro das empresas que participam dos parques ecoindustriais é assumido pela estrutura, que compromete-se à  à semelhança de estruturas propostas pelo Banco Mundial para viabilizar projetos com viabilidade comprometida.

JIE

Fonte: Siskos, I e Van Wassenhove, L. Synergy Management Services Companies: A New Business Model for Industrial Park Operators. Journal of Industrial Ecology, 2016

 

A SMSCO atuaria na identificação de necessidades técnicas e financeiras para a evolução do complexo ecoindustrial, viabilizaria a captação de recursos para aplicação em investimentos necessários para promover a circularidade material e as chamadas sinergias entre as empresas e remuneraria os investidores a partir dos ganhos gerados pela eficiência da produção dos componentes daquele complexo ecoindustrial.

A viabilização econômico-financeira da evolução dos complexos ecoindustriais pode gerar maior atratividade para investimentos, especialmente se houver a aproximação entre a valoração das externalidades ambientais negativas e positivas relacionadas às atividades industriais e também aumento da pressão da sociedade e estado sobre os impactos ambientais das atividades econômicas.

2 comentários em “Empresa gestora de serviços sinérgicos

  1. Pingback: Artigo do Journal of Industrial Ecology sobre Simbiose Industrial – Sustentabilidade em ação

  2. Pingback: Design para a Economia Circular – Sustentabilidade em ação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: