Menu Início

Blended Finance – Alternativa para financiamento de políticas socioambientais

Os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU abordam necessidades comuns dos países em promover investimentos e desenvolvimento de suas economias, ao mesmo tempo em que melhorem a qualidade de vida da população e promovam a conservação ou uso racional de recursos ambientais.

São 17 metas para impulsionar políticas públicas e promover o desenvolvimento sustentável, nas suas perspectivas econômicas, ambientais e sociais, com base no conceito de utilização dos recursos naturais para suprir as necessidades das gerações atuais sem comprometer a disponibilidade de recursos para necessidades das futuras gerações.

São incorporadas às metas diversas necessidades sociais, tais como saúde, saneamento, educação, paz, justiça, igualdade, dentre outros, e uma das principais questões que surgem desta extensa agenda é como mobilizar recursos para suprir tais necessidades?

Os bancos de desenvolvimento internacionais, tais como BID, Banco Mundial e Corporação Andina de Fomento, tem investido em estratégias para mobilizar recursos privados dos países para investimentos em projetos que tenham por objetivo suprir alguns dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

A estratégia utilizada tem sido denominada de “blended finance“, onde o capital público ou destes bancos se aliam ao capital privado para abordar necessidades específicas de capital onde possam causar impacto social e ambiental positivo e gerar lucros para os investidores públicos e privados.

Fonte: OECD – Making blended finance work for the sustainable development goals (2018)

O mecanismo de blend e de mobilização de recursos privados agrega às captações a necessidade de eficiência na utilização de recursos, com resultados verificáveis, e a verificação periódica dos resultados gerados por terceira parte, reduzindo a possibilidade de corrupção relacionada a processos não eficientes de gestão pública e agregando velocidade na aplicação de recursos e geração de resultados.

Esta agenda do blended finance conecta-se diretamente à percepção consolidada de investidores institucionais, investidores privados e poupadores de que a abordagem deficiente dos problemas sociais e ambientais aumenta os riscos e reduz os retornos.

Esta percepção tem funcionado como pressão adaptativa sobre o sistema financeiro global, que por sua vez tem sido demandado pelos seus clientes (diga-se fundos de pensão, grandes investidores, dentre outros) sobre as externalidades sociais e ambientais geradas pela aplicação de seus recursos e sobre o impacto que produzem sobre as sociedades.

A conexão dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável com as finanças tem potencial de acelerar as soluções para problemas sociais e ambientais e apresenta-se como tendência para os próximos anos. Resta saber, no caso do Brasil, se conseguiremos aproveitar esta disposição das instituições financeiras internacionais, nacionais e investidores brasileiros para gerar projetos que supram nossas necessidades de melhorias em indicadores sociais e ambientais.

Categorias:Sem categoria

Marcio Gama

O cérebro é nossa maior especialização e nos faz humanos e complexos, capazes de pensar e planejar o futuro.
Nos adaptamos a todos os ambientes conhecidos e aprendemos a utilizar os recursos para nossa sobrevivência. Nesta caminhada, aprendemos a nos adaptar.
Tentamos resolver os problemas que criamos e esta é a parte da nossa caminhada neste planeta, o único que temos.
Sou Biólogo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e Especialista em Gerenciamento de Projetos e as análises que faço aqui refletem a minha visão sobre o tema, balizada em artigos científicos e informações de fonte fidedigna e relevantes. Espero que curtam os textos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: