Além da gestão ambiental pública, referente às regras estabelecidas pelo Estado para assegurar o interesse público a um custo aceitável para a sociedade, temos a gestão ambiental privada. Nascida da pressão do mercado sobre as empresas e pela necessidade criada pelos relatórios publicados durante a década de 1960 e 1970, esta gestão ambiental começa por analisar os fluxos internos de consumo de insumos, passando pela redução dos impactos ambientais sobre o ambiente e avança para a cadeia de valor (fornecedores, prestadores de serviço, terceirizados, etc).
Além disso, começa-se a construir a gestão do planejamento dos produtos, nos quais se pretende, pela redução da quantidade de material utilizado e no design para reciclagem, cobrir todo o ciclo de vida de produto. Desta forma, espera-se aproximar a atividade das empresas ao importante conceito de ciclagem de nutrientes ligado à ecologia.
Prezado(a), parabéns pelos textos.
Uma pergunta, em tua opinião, como as gestões públicas e privadas devem se relacionar?
Atenciosamente,
Flávio Ferlini Salles
Muito bom! Fez uma cronologia de gestao ambiental,e uma sintese da abrangencia da mesma e sua ligação com os ciclos da natureza..