Smart cities

As cidades inteligentes (tradução livre) são aquelas que conseguem um desempenho ótimo em seis diferentes dimensões: Economia limpa, mobilidade urbana, ambiente preservado e conservado, capital humano, qualidade de vida e governança eficiente.
A definição de uma smart city pode ser dada, portanto, para as cidades onde o investimento em capital humano e social, somados à infraestrutura em comunicação e transportes eficiente, alimentam o desenvolvimento sustentável de sua economia, gerando mais qualidade de vida e uma gestão adequada do meio ambiente, com processos de governança abertos ao controle da população.
Algumas empresas tem utilizado o conceito de “smart cities” para investir em sistemas que melhorem a eficiência das cidades.
Abaixo alguns links interessantes.
http://www.ibm.com/uk/smarterplanet
http://www.oracle.com/newsletters/information-indepth/public-sector/nov-09/smart.html
http://w1.siemens.com/innovation/de/publikationen/zeitschriften_pictures_of_the_future/PoF_Fruehjahr_2004/SmartCity.htm
Qual será a primeira empresa brasileira de grande porte a investir numa iniciativa assim? Algum banco se habilita? Tem tudo a ver com a Economia Verde e as propostas que virão da Rio+20.

Sobre Marcio Gama

O cérebro é nossa maior especialização e nos faz humanos e complexos, capazes de pensar, gerir riscos e planejar o futuro. Nos adaptamos a todos os ambientes conhecidos e aprendemos a utilizar os recursos para nossa sobrevivência. Nesta caminhada, aprendemos a nos adaptar. Tentamos resolver os problemas que criamos e esta é a parte da nossa caminhada neste planeta, o único que temos. Sou Biólogo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e Especialista em Gerenciamento de Projetos e as análises que faço aqui refletem a minha visão sobre o tema, balizada em artigos científicos e informações de fonte fidedigna e relevantes. Espero que curtam os textos.
Esse post foi publicado em gestão ambiental pública, gestão ambiental privada, Relatório UNEP Towards a Green Economy. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.