Direto da Environmental Finance: A caçada pelo “green alpha”

O Alfa verde pode ser definido como o negócio que trará alta rentabilidade por investimento com relação aos negócios sustentáveis. Dentro do espírito da necessidade de fomentar a economia verde, que foram foco de posts específicos, os investidores tem procurado projetos com este escopo, visto que, ao tempo em que a degradação de qualidade de recursos tem aumentando ao ritmo do consumo. As mudanças climáticas, a escassez de recursos, a qualidade e quantidade de água, o aumento da população apresentar-se-ão como limites à produção e o investimento em sistemas cada vez mais complexos e caros para manutenção do funcionamento da sociedade será uma condicionante da atividade de empresas e governo.

A revista Environmental Finance aponta cinco principais áreas com alto potencial de representar o green alpha, todas relacionadas ao relatório de economia verde (UNEP, 2012 – resumos no blog) e ao ambiente de degradação crescente de indicadores ambientais relacionados aos impactos da população crescente e consumo também crescente, com a obsolescência programada acelerando cada vez mais o ciclo de vida de produtos, sem a adequada preocupação com a reintrodução de insumos reciclados em cadeias produtivas pela maioria dos países.

Resumirei as cinco proposições da revista em posts específicos.

 

Sobre Marcio Gama

O cérebro é nossa maior especialização e nos faz humanos e complexos, capazes de pensar, gerir riscos e planejar o futuro. Nos adaptamos a todos os ambientes conhecidos e aprendemos a utilizar os recursos para nossa sobrevivência. Nesta caminhada, aprendemos a nos adaptar. Tentamos resolver os problemas que criamos e esta é a parte da nossa caminhada neste planeta, o único que temos. Sou Biólogo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e Especialista em Gerenciamento de Projetos e as análises que faço aqui refletem a minha visão sobre o tema, balizada em artigos científicos e informações de fonte fidedigna e relevantes. Espero que curtam os textos.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.