O Estado do Mundo 2013 – A sustentabilidade ainda é possível?

http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/file/EstadodoMundo2013web.pdf

O link acima leva ao download do relatório “Estado do Mundo 2013”, realizado por pesquisadores de referência em diversas linhas de pesquisa relacionadas à sustentabilidade. Traz muitos dados interessantes e estratégicos para quem quer influenciar políticas públicas.

Tendo em vista a política de “desinformação” que as empresas tem praticado, é muito importante que nós, a sociedade civil, saibamos diferenciar o que é efetivamente feito em prol da sustentabilidade e o que não passa de estratégia de comunicação. Empresas tendem a fazer pouco e cacarejar muito, infelizmente, atrasando as soluções para os problemas ambientais.

Em ecossistemas os feedbacks negativos são tão ou mais importantes que os positivos para promover a adaptação ao ambiente. As empresas que agem com o “greenwashing” pintam uma percepção diferente da realidade e atrasam as questões urgentes relacionadas à sustentabilidade.

Saneamento ambiental, energias renováveis, gestão de recursos hídricos, cidades inteligentes e eficientes, todos são conteúdos que já deveriam estar no discurso político do século XXI. Precisamos avançar.

Boa leitura.

Sobre Marcio Gama

O cérebro é nossa maior especialização e nos faz humanos e complexos, capazes de pensar, gerir riscos e planejar o futuro. Nos adaptamos a todos os ambientes conhecidos e aprendemos a utilizar os recursos para nossa sobrevivência. Nesta caminhada, aprendemos a nos adaptar. Tentamos resolver os problemas que criamos e esta é a parte da nossa caminhada neste planeta, o único que temos. Sou Biólogo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e Especialista em Gerenciamento de Projetos e as análises que faço aqui refletem a minha visão sobre o tema, balizada em artigos científicos e informações de fonte fidedigna e relevantes. Espero que curtam os textos.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.