O Estado do Mundo 2013 – A sustentabilidade ainda é possível?

http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/file/EstadodoMundo2013web.pdf

O link acima leva ao download do relatório “Estado do Mundo 2013”, realizado por pesquisadores de referência em diversas linhas de pesquisa relacionadas à sustentabilidade. Traz muitos dados interessantes e estratégicos para quem quer influenciar políticas públicas.

Tendo em vista a política de “desinformação” que as empresas tem praticado, é muito importante que nós, a sociedade civil, saibamos diferenciar o que é efetivamente feito em prol da sustentabilidade e o que não passa de estratégia de comunicação. Empresas tendem a fazer pouco e cacarejar muito, infelizmente, atrasando as soluções para os problemas ambientais.

Em ecossistemas os feedbacks negativos são tão ou mais importantes que os positivos para promover a adaptação ao ambiente. As empresas que agem com o “greenwashing” pintam uma percepção diferente da realidade e atrasam as questões urgentes relacionadas à sustentabilidade.

Saneamento ambiental, energias renováveis, gestão de recursos hídricos, cidades inteligentes e eficientes, todos são conteúdos que já deveriam estar no discurso político do século XXI. Precisamos avançar.

Boa leitura.

%d blogueiros gostam disto: