Uma premissa fundamental da Ecologia Industrial é a de que os processos econômicos (extração, produção, consumo, descarte, reaproveitamento) devem espelhar-se nos ciclos da natureza. Esta analogia parte da premissa de que os ciclos biogeoquímicos e de materiais na natureza permitem um reaproveitamento perfeito dos materiais utilizados, que são reinseridos em novos fluxos de materiais e energia. Outra premissa é de que há espaço para aumentar a eficiência no uso de materiais e energia, com teóricos em ecologia industrial apontando que se pode aumentar em até 10 vezes esta eficiência, com base nos conhecimentos atuais de física, química e biologia.
A Economia Circular aponta para o uso desta analogia com sistemas ecológicos naturais, onde os fluxos materiais são fechados e os fluxos de energia são abertos, para mostrar que é possível aumentar a eficiência do uso de materiais e energia também nos processos econômicos, reintroduzindo em novos processos produtivos os materiais que seriam descartados em cadeias produtivas lineares de extração, produção, consumo e descarte.
Fonte: Quebrando muros – Economia Circular – CEBDS (2019)
O material do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (link abaixo) mostra que há soluções de grande porte sendo geradas pelas grandes empresas brasileiras e estas soluções impactarão suas cadeias de fornecedores, criando um feedback positivo para sustentabilidade em processos produtivos, lembrando sempre dos conceitos de teoria geral dos sistemas de Von Bertalanffy e considerando que pode haver um efeito rebote de aumento de consumo em virtude do aumento da eficiência e redução do custo de produção.
As Políticas Privadas de sustentabilidade adotadas pelas empresas que constam do material podem potencializar as Políticas Públicas em gestão de resíduos e efluentes e é preciso aproximar ambas e integrar com as políticas nacional, estaduais e municipais de gestão de resíduos e efluentes. Há espaço para avanço, desde que as informações sejam disseminadas para aumento da eficiência.
Abaixo o link para o trabalho completo.
Deixe um comentário