Modelo de análise de impactos ambientais e respostas possíveis

Um conceito de identificação de impactos ambientais baseia-se no esquema pressão -> estado -> impacto -> resposta. A pressão refere-se ao motivo do impacto, o estado é a alteração provocada, o impacto é a alteração percebida e sua importância para os componentes do ecossistema local e a resposta são as ações tomadas pelos componentes do sistema para reduzir este impacto.

Suponha, por exemplo, a implantação de uma hidrelétrica: os diversos impactos identificados pelo Estudo de Impacto Ambiental correspondente (desde que tenha sido feito com a qualidade necessária e obrigatória) irão gerar alterações locais que serão percebidas pelos componentes do ecossistema e gerarão respostas adaptativas correspondentes. As medidas mitigadoras/compensatórias são aquelas respostas dos componentes do ecossistema perturbado para evitar ou reduzir a ação negativa gerada pela alteração ecossistêmica.

Voltaremos sempre a este assunto ao analisar impactos ambientais causados pelas atividades econômicas humanas e as possibilidades de reduzir/mitigar/compensar os impactos sobre o ambiente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: