Princípio do Poluidor Verde

Pouca gente deve ter ouvido falar nisso, mas acontece muito. De acordo com pesquisadores alemães em Ecologia Industrial, se os níveis correntes de consumo material das economias industriais for copiado pelas economias em industrialização, a extração global de recursos será multiplicada por um fator de 2 a 5. Um ponto extremamente interessante é que, tendo políticas ambientais rigorosas e sendo cumpridas, as atividades poluidoras são deslocadas destes países industrializados para os países em industrialização. Este fenômeno tem sido chamado de shifting, quando se deixa de produzir algo em virtude das exigências ambientais da sociedade, porém tais processos induzem cadeias econômicas em outros países com legislação ambiental menos restritiva ou com população menos exigente.

Sobre Marcio Gama

O cérebro é nossa maior especialização e nos faz humanos e complexos, capazes de pensar, gerir riscos e planejar o futuro. Nos adaptamos a todos os ambientes conhecidos e aprendemos a utilizar os recursos para nossa sobrevivência. Nesta caminhada, aprendemos a nos adaptar. Tentamos resolver os problemas que criamos e esta é a parte da nossa caminhada neste planeta, o único que temos. Sou Biólogo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e Especialista em Gerenciamento de Projetos e as análises que faço aqui refletem a minha visão sobre o tema, balizada em artigos científicos e informações de fonte fidedigna e relevantes. Espero que curtam os textos.
Esse post foi publicado em conceitos, Economia Ecológica, gestão ambiental pública, gestão ambiental privada. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.