Parte 3 – Apoiando a transição para uma economia verde global – Finanças

A despeito da atual crise financeira em todo o mundo, não se pode prescindir do sistema financeiro quando se fala em sustentabilidade. Este capítulo final do relatório fala disso.

1. O volume de recursos requerido para financiar a economia verde é estimado em 1 a 2,5% do PIB global por ano de 2010 a 2050. Pensemos na infraestrutura, energia, transporte, edifícios e em todas as áreas citadas neste relatório e teremos uma ideia do desafio.
2. As oportunidades para financiamento da economia verde referem-se ao mercado de capitais e o investimento em empresas sustentáveis, ao financiamento de iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, fundos de estímulo da recuperação da economia. Os fundos de pensão e companhias de seguros, que controlam cerca de 39 trilhões de dólares, podem exercer uma grande pressão adaptativa sobre as empresas e apoiar o nascimento desta nova economia verde.
3. A preocupação com a sustentabilidade em seus investimentos tem direcionado o sistema financeiro para investir em empresas cujas práticas de sustentabilidade estejam firmemente ancoradas na minimização de riscos ambientais, sociais e de governança.
4. As necessidades de abrir as informações sobre as empresas e relatar periodicamente as ações em prol da sustentabilidade pelas empresas estão aumentando a transparência das empresas e direcionando suas ações.
5. Há necessidade de ações claras em prol da regulamentação do sistema financeiro para que ele seja capaz de financiar a economia verde por meio de mecanismos de fomento.
6. As finanças públicas também devem considerar o investimento em áreas que direcionem à economia verde, privilegiando cadeias econômicas que olhem para o assunto da sustentabilidade global, nacional e local com base na pegada ecológica dos seus portifólios de investimento.

Mais uma vez, no capítulo final do relatório, as conclusões remetem à necessidade de financiamento da economia verde e da articulação de diversos atores sociais para promover adequamente esta mudança. Esta mudança já está ocorrendo rapidamente. Já existem bancos de nicho atuando somente no mercado verde nos EUA, existem bancos no Brasil de olho somente neste mercado verde e como capitalizar em suas estratégias e práticas a emergência da economia verde.

As áreas citadas neste relatório, por exemplo, já são financiadas por bancos. Para incluir sustentabilidade em suas carteiras, os Bancos podem agir como consultores de sustentabilidade para seus clientes, acelerando a implantação da economia verde.

Isso não é utopia. Já existem bancos que atuam desta maneira em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Sobre Marcio Gama

O cérebro é nossa maior especialização e nos faz humanos e complexos, capazes de pensar, gerir riscos e planejar o futuro. Nos adaptamos a todos os ambientes conhecidos e aprendemos a utilizar os recursos para nossa sobrevivência. Nesta caminhada, aprendemos a nos adaptar. Tentamos resolver os problemas que criamos e esta é a parte da nossa caminhada neste planeta, o único que temos. Sou Biólogo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e Especialista em Gerenciamento de Projetos e as análises que faço aqui refletem a minha visão sobre o tema, balizada em artigos científicos e informações de fonte fidedigna e relevantes. Espero que curtam os textos.
Esse post foi publicado em Economia Ecológica, gestão ambiental pública, gestão ambiental privada, Relatório UNEP Towards a Green Economy. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Parte 3 – Apoiando a transição para uma economia verde global – Finanças

  1. Pingback: Fundo Soberano da Noruega retira investimentos de empreendimentos com altas emissões de carbono | Sustentabilidade em ação

  2. Pingback: Tendências para finanças sustentáveis – Sustentabilidade em ação

  3. Pingback: Relatório da EEA – Shaping the future of Energy in Europe: Clean, smart and renewable – Sustentabilidade em ação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.