Uma das etapas de um planejamento bem feito é a elaboração de cenários de longo prazo, visando identificar e antecipar tendências, sinais e incertezas e permitir a análise das condições do ambiente onde se atua.
A União Europeia produziu o relatório “The European Environment – State and Outlook” com o objetivo de mapear os indicadores de desempenho do ambiente europeu e elaborar cenários para o desenvolvimento destes indicadores, bem como dos fatores que influenciarão a sua evolução.
Em um estudo de cenários as premissas são importantes, bem como o casamento com as metas já estabelecidas de outros planos com a mesma interferência territorial. Neste trabalho, por exemplo, tenta-se unir os objetivos ambientais da UE aos objetivos do planejamento para o continente até 2020.
Neste trabalho foram identificados 84 tópicos de interesse com potencial para afetar os cenários de desenvolvimento. 11 tendências globais, 25 áreas de interesse em relação à economia, 9 trabalhos de comparação de indicadores e 39 resumos da situação ambiental de cada país da União Europeia.
O cruzamento das informações que constam destes trabalhos permite ao gestor ambiental ter uma visão integrada da situação e planejar as ações a serem tomadas para incrementar a qualidade ambiental de seu território, no médio e longo prazo.
As premissas adotadas para direcionar o cenário de futuro da União Europeia quanto ao meio ambiente são as seguintes:
1. Envelhecimento da população europeia em contraponto às altas taxas de reprodução em países em desenvolvimento;
2. Urbanização crescente, com migração das áreas rurais para áreas urbanas;
3. Risco de pandemias e doenças crescente;
4. Mudanças tecnológicas aceleradas;
5. Alteração do ritmo de crescimento econômico;
6. Mundo multipolar;
7. Competição por recursos naturais;
8. Pressões crescentes sobre os ecossistemas;
9. Consequências severas das mudanças climáticas ocorrerão;
10. Poluição aumentando;
11. Necessidades de governança.
A integração entre as grandes premissas e os demais dados permitem uma tomada de decisão mais qualificada. Nos próximos posts detalharei os planos de ação.
Deixe um comentário